sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

#INSIDE STORY.: Bioshock (parte 2)

A queda de Rapture
Vimos na parte 1, o plano de construção de Rapture, idealizada e concebida por Andrew Ryan, para ser uma comunidade intelectual, livre de preceitos morais e religiosos, poderados pela liberdade econômica e as idéias do Utilitarismo, vimos o confronto dessas idéias com as de Sofia Lamb, que pregava a social-democracia e um estado de bem-estar social, já que existe uma luta de classes entre as camadas de trabalhadores de Rapture e a camada intelectual da cidade. Com Sofia fora da jogada aparece um novo oponente, Frank Fontaine, homem dono do monopólio de produção de ADAM, Frank lutou abertamente contra Ryan, porém tinha outros planos e forjou a própria morte, ressurgindo como Atlas, personificação das idéias marxista, fomentou a luta do proletariado contra a camada intelectual de Rapture, então começou um estado de guerrilha, em breve tornando-se uma guerra civil.



*1959-1960: A queda de Rapture ( Bioshock 2 Multiplayer)  

Ao longo de 1959, começou o declínio em grande escala de Rapture , com muitas grandes batalhas que ocorrendo entre os exércitos de Andrew Ryan e Atlas. Ryan aproveitou a oportunidade do conflito para testar muitos dos Plasmids e Gene Tonics de sua empresa: Ryan Industries, nos cidadãos através da "Sinclair Solutions" , uma empresa  de Augustus Sinclair . No início de 1959 também viu grandes avanços na tecnologia de Big Daddies sob a influência Dr. Gilbert Alexander.

Desde o início, Ryan usou a imprensa para incitar os cidadãos contra o Atlas, designando-o como um "parasita" e um inimigo de Rapture. Então, com os testes finais com a série Alpha concluídas para o Programa Protector, Ryan Industries começou a liberar os primeiros Big Daddies funcionais (Bouncer e modelos Rosie) para as ruas para manter os cidadãos longe das Little Sisters durante o trabalho. No entanto, muitos acidentes envolvendo os protetores foram relatados pela imprensa. A natureza agressiva dos Big Daddies já era conhecido pelos homens de Ryan e da comunidade científica, e Dr. Suchong mesmo tinha sido uma das primeiras vítimas mesmo antes de sua aparição pública. Infelizmente, mesmo os protetores não foram suficientes para afastar os homens de Atlas "de seqüestrar little sisters para colher ADAM". Estes incidentes fizeram Atlas ganhar o rótulo de "assassino de crianças" nos jornais. Ryan continuou a usar a imprensa a publicar relatórios propaganda das suas vitórias contra a rebelião.


Os efeitos colaterais ruins do ADAM tornou-se público entre a população com o caso do  Dr. Steinman , cirurgião conhecido em Rapture, que se tornou viciado nos efeitos degenerativos do ADAM, cometendo atos de atrocidade durante suas operações. Atlas usado estes incidentes para alimentar a histeria da população sobre a escassez de ADAM, levando a distúrbios. Durante o mesmo período, Brigid Tenenbaum , que tinha desaparecido depois de renunciar ao Programa Little Sister, começou a raptar as coletoras, a fim de salvá-las. Seus atos foram notificados para Ryan, que imediatamente iniciou uma campanha para desacreditá-la, usando os jornais para revelar a verdade de seu passado nos campos de concentração alemães.

Mais e mais distritos de Rapture começaram a serem afetados pela guerra. "Apollo Square" foi usada pelas autoridades de Ryan como um campo de concentração para conter seus adversários, enquanto que a Colônia Penal Persephone ainda estava sob controle de Sofia Lamb e desligada da cidade. "Arcadia" foi forçada a fechar por causa de incidentes envolvendo um culto de viciados em ADAM chamado de Saturnino , e famoso artista de Rapture, Sander Cohen , foi finalmente forçado a fechar "Fort Frolic" , embora ele prometeu aos cidadãos uma "Final Frolic". "Rapture's Memorial Museum" localizado no "Prometeus Point" também foi fechado ao público e transformado no "Proving Grounds" para treinar os novos Big Daddies. Mesmo os pacíficos" Dionísio's Park" foi inundada durante a guerra pelo ex-repórter da Rapture Tribune, Stanley Poole em uma tentativa de esconder sua traição dos seguidores do Sofia, e "Alley Siren", distrito onde os moradores sofreram com o desemprego, e o distrito se tornou "um distrito da luz vermelha".

A violência começou a deterior a condição da cidade, e até a imprensa começou a se voltar contra Ryan. Um editor de Rapture que tinha falado contra a política de Ryan de controlar a imprensa para obter vantagem pessoal foi suspenso sob suspeita de ser um espião de Atlas. Com Splicers se tornando mais e mais organizados, a única resposta Ryan Industries foi fazer uma versão "Elite"de Big Daddies , este sendo mais adaptado a luta do que para proteger, e pediu para a empresa "Robotics McClendon" fazer novos modelos de Bots de Segurança . "Rapture Central Computing" também foi contratado para projetar um novo modelo de protetor chamado de Lancer , destinado a usar do novo armamento de Laser Ion . Estes bots e protetores nunca foram usados e o centro avançado de tecnologias de Rapture foi desligado do resto da cidade por Reed Wahl.

No final da época, Andrew Ryan, "buscando soluções em isolamento" se isola no "Rapture's Central Comand" em "Hephaestus" (o que lhe valeu o rótulo de "Hephaestus Eremita" pela imprensa), de lá tentou manter o controle através da adoção de leis mais severas, o que limita o movimento do população, fechando a rede de Bathysphere  e decretando a pena de morte para qualquer um que quebrou estas leis. Eventualmente, até mesmo os jornais foram obrigados a cessar suas publicações por ordem do decreto de segurança Ordem 217. No entanto, a desordem pública continuou a crescer. Em um ato de desespero, Ryan viola a maior virtude que ele prezava o livre arbítrio, através da introdução de um tipo de "feromônio" no ar que lhe permitia controlar ligeiramente  todos os cidadãos viciados em ADAM (Splicers). Uma vez que Ryan tinha o controle completo da cidade e os Splicers loucos vagavam pelas ruas de Rapture, Atlas se escondeu e sacando a sua última cartada.

"Homens escolhem, escravos obedecem."

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

#INSIDE STORY.: Bioshock (Parte 1)

Big Daddy: Guardião das suas queridas Little Sister


Irei postar a história de um jogo simplesmente genial, lembro que no dia que comecei a jogar Bioshock eu achava ele tão fraco e feio, a cada Big Daddy derrotado, cada pedaço da história revelado, cada Little Sister resgatada foram me marcando e no final de tudo eu tinha me apaixonado por Bioshock. Sua cidade fantástica e única, a política e o social ligados a história de Rapture e seus habitantes, a forma de que sua trama se liga é extremamente único. Um excelente jogo e extremamente criativo se ainda não jogou, devia.


*1946-1952- Fundação de Rapture

Andrew Ryan começou a construção de Rapture em 1946. Usando sua própria linha de transporte a vapor, o Olimpo, ele transportou os materiais de construção para as coordenadas onde a cidade seria construída, cerca de 63 ° 2 'N, 29 ° 55' W, no oceano Atlântico Norte. Uma plataforma de construção, apelidada de "The Sinker ", foi baixada a partir do Olimpo para trazer os suprimentos e tripulantes para o fundo do mar onde foi permanentemente ancorado na parte inferior.
A cidade foi concebido essencialmente pela firma de arquitetura "Wales & Wales" , e da metrópole art-deco foi concebido para ser o ideal utopia, onde a arte, indústria, ciência e iria prosperar sem intervenções de governos e de outras agências sociais. Rapture foi projetada para ser totalmente auto-sustentável, com sistema de purificação de água, electricidade,  e produção de alimentos e sistemas de defesa, a energia vem de turbinas movidas pelas aberturas vulcânicas submarinas. Pessoas de todo o mundo emigraram para a cidade escondida durante o período de 1946 a 1952, acendendo as teorias da conspiração sobre a superfície sobre os desaparecimentos em massa, denominado " The Vanishing ". População de Rapture chegou aos milhares em seu auge durante o início de 1950 e foi composto por aquelas pessoas que Ryan via como o "melhores exemplos" da humanidade. Rapture em inglês significa "Arrebatamento" uma passagem bem singular do apocalipse cristão, de fato como ocorre na bíblia, aqui também pessoas "escolhidas" foram para rapture, longe de governos e religiões, como o lema favorito de Ryan: " Sem Deuses e Reis, somente o Homem."

Rapture: a cidade submarina, longe de Deuses e Reis.


Infelizmente, a cidade não planejava acomodações para o grande número de trabalhadores que haviam trabalhado para construí-la. Enquanto a elite artística e científica de todo o mundo emigraram para preencher a metrópole, estes trabalhadores foram deixados de lado em habitações "temporárias" em Pauper's Drop . Este contraste entre os pobres e a crosta intelectual superior era ignorada na maior parte por Ryan e seu Conselho Central . No entanto, Ryan deu ouvidos a conselhos que os cidadãos estavam a tornar-se ansiosos a partir do isolamento da cidade e a falta de sol. Assim, ele contratou Sofia Lamb , um psiquiatra de renome na superfície, e convidou-a para Rapture para ajudar os indivíduos a lidar com a vida sob o oceano. Crenças utilitárias de Lamb, em grande parte entraram em confronto com o ideal do livre mercado de Rapture, e ela dedicou grande parte de seus esforços para os cidadãos mais pobres. Desta forma, ela tornou-se um rival político significativo para Ryan.

Dra. Brigid Tenenbaum
a cientista por de trás do ADAM

Durante este mesmo período, entre 1949 e 1951, Dra. Brigid Tenenbaum passava pelo cais em Neptune’s Bounty , e notou que um senhor cujo as mãos haviam sido paralisado na guerra estava pescando. Depois de indagar sobre a razão por trás da recuperação dos movimentos de suas mãos, o homem disse que tinha sido mordido por uma lesma do mar . Tenenbaum, em seguida, perguntou ao homem para a lesma, sabendo que ela havia descoberto algo fantástico, e começou procurou um benfeitor que serviria para financiar suas pesquisas.
Tenenbaum foi zombada por todos os outros cientistas em Rapture, até que ela se aproximou de Frank Fontaine , um empresário com um nome distinto , em Neptune’s Bounty. Ele concordou em financiar as pesquisas de Tenenbaum, desde que ele fosse capaz de lucrar com os resultados no final. Ele financiou suas pesquisas usando a fortuna que ele tinha adquirido a partir de sua rede de contrabando , trazendo itens da superfície até Rapture, como artigos religiosos. A pesquisa de Tenenbaum rapidamente começou a decolar. Ela descobriu que uma substância secretada pelas lesmas do mar que se comportam como células-tronco, e que usando-o poderia manipular o DNA inteiramente . Ela foi capaz de "dobrar a dupla-hélice" de doenças, curar, e dar poderes incríveis organismos . A substância foi pensado para ser um "renascimento" para a humanidade, e foi apelidado de " ADAM ".




Little Sister: Criadoras de ADAM

Pouco depois da descoberta de ADAM os cientistas fizeram uma outra descoberta: Se a lesma fosse implantado em um hospedeiro, ela produziria 20-30 vezes a quantidade original de ADAM. Presumivelmente, eles tentaram inserir a lesma nos estômagos de várias cobaias, mas apenas um tipo de sujeito parecia funcionar bem com a lesma: meninas. Após esta descoberta, eles começaram a implantar as lesmas em meninas, mas eles precisavam de um pronto fornecimento de hospedeiros para produção em massa de ADAM ,como Fontaine planejava. Tomando a inspiração do trabalho de Sofia Lamb antes, Fontaine criou "Little Sister’s Orphanage , " a idéia era de que orfanato seria um lugar onde as famílias pobres poderia enviar suas meninas para o cuidado e escolaridade. 

*1952-1959: Era de Ouro de Rapture e o Ínicio do fim


A Elite de Rapture .: Brigid Tenenbaum ,Sander Cohen,
Gil Alexander, Andrew Ryan, Sofia Lamb e Yi Suchong.
Quando Ryan  notou a influência política de Sofia, ele concordou com uma série de debates contra ela, na esperança de acabar com sua popularidade, expondo os pontos fracos de sua filosofia social-democrata. Foi o maior erro de Ryan, e só aumentou o número de partidários para Sofia. Finalmente Ryan começou a temer a sua influência , Ryan contratou Augustus Sinclair para usar sua empresa " Sinclair Solutions"para monitorar ela e seus seguidores, na esperança de encontrar uma desculpa para levá-la em custódia. Stanley Poole da Tribuna Rapture agiu como espião disfarçado de Sinclair , entrando para a " Rapture Family ", seguidores de Sofia Lamb. Eventualmente Lamb foi levada por homens de Ryan e trancada em Perséfone, um complexo prisional de propriedade de Sinclair.

A empresa Fontaine Futuristics começou a produção em massa de ADAM , a comercialização de Gene Tonics e Plasmids(desenvolvido pelo Dr. Yi Suchong ) entrou para o mainstream, vendendo a qualquer indivíduo que poderia comprá-los. Estes Tonics e Plasmids permitiu aos indivíduos fazer coisas sobre-humanas, como criar fogo na ponta dos dedos ( Incinerate! ), solte um enxame de abelhas a partir de seus braços ( Insect Swarm ), ou aumentar o tecido muscular e velocidade de movimento ( SportBoost ). Originalmente, Andrew Ryan desfrutando do sucesso de Frank Fontaine, citando-o como um excelente exemplo do tipo de indivíduo que mora em Rapture.

Alguns anos se passaram, e Andrew Ryan começou a suspeitar de Fontaine de vários crimes, de tráfico á assassinatos. Uma corrida armamentista genética em larga escala eclodiu entre Ryan e Fontaine, Fontaine com o seu monopólio sobre ADAM ameaçava a estrutura social vigente. Andrew Ryan, em seguida, tentou prender Fontaine, mas Fontaine decidiu que ele queria ir mais fundo e forjou a sua morte durante um tiroteio no final de 1958. Após isso, Andrew Ryan assumiu o controle de Fontaine Futuristics, e começou a produzir Plasmids e Tonics dentro de sua própria empresa, Ryan Industries . Aumentado seu poder sobre a cidade, Ryan começou a instituir punições mais severas contra os cidadãos problema, prendendo muitos dos seguidores de Sofia Lamb.

Atlas fomentou a luta do povo
contra a camada rica de Rapture

Rapture estava cheia de agitação civil nos meses seguintes como Fontaine entrou no seu personagem : Atlas , que congrega pessoas que afluíam de seus centro de ajuda aos pobres para a guerra de guerrilha contra as forças sutis de segurança de Ryan. Para combater esta ameaça ,Ryan ajustou o programa Little Sister para enviar as meninas para as ruas para recolher ADAM dos corpos. Ryan também encomendou Dr. Suchong para desenvolver protetores para as meninas, tendo muitos dos seguidores de Sofia presos em Perséfone e modificá-los em Big Daddies prótotipos. Para fornecer ainda mais ADAM para a crescente necessidade dos homens de Ryan ,começou uma onde de seqüestro de meninas para serem transformadas em Little Sisters. Após a morte acidental de Suchong por um protótipo de Big Daddy, o Projeto Protector foi colocado sob o controle de Dr. Gilbert Alexander , outro cientista brilhante de Fontaine Futuristics. Ele finalmente concluiu o trabalho de Suchong por fixação de Eleanor Lamb , filha de Sofia Lamb, que foi raptada e transformada em uma Little Sister, para Subject Delta . Eles se tornaram os primeiros Big Daddy e Little Sister.



Subject Delta e Eleanor Lamb
Os primeiros Big Daddy e Little Sister, respectivamente

As guerrilhas entre as forças de segurança de Ryan e os rebeldes de Atlas atingiram um clímax na noite de Ano Novo de 1958 , quando os cidadãos marginalizados que apoiaram Atlas atacaram vários locais-chave na cidade, incluindo os de classe alta como o Restaurante Kashmir .Este evento foi a batalha em larga escala antes da Guerra Civil de Rapture .
Antes do Ano Novo, Sofia Lamb havia escapado de Perséfone e estava à procura de sua filha. Na véspera de Ano Novo, ela e alguns fiéis Splicers finalmente tinham capturado Eleanor. Delta foi incapacitado pelo Plasmid Hypnotize, com o qual Sofia Lamb obrigou-o a se matar na frente de Eleanor. Sofia, em seguida, retirou-se de volta para Perséfone com sua filha, evitando o conflito da guerra.

Durante a Guerra Civil, os cidadãos e Splicers que eram hábeis o suficiente para derrubar um Big Daddy aprenderam a recuperar ADAM de dentro de uma Little Sister,o que chamam de “Harvest”, o que sempre resulta na morte da menina. Brigid Tenenbaum, depois de ser confrontado com uma Little Sister no “Farmer’s Market, desenvolveu um plasmid que iria matar a lesma dentro das Little Sisters, restaurando sua humanidade. Tenenbaum, em seguida, começou a coletar as meninas que ela resgatou, se escondendo em uma sala subterrânea segura nos esgotos de Olympus Heights , mantendo ela e as meninas a salvo.



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Retro.: Zombies ate my neighbors

Um dos melhores jogos da era 16-bits
Zombies ate my neighbors 
(Setembro de 1993)


Produzido e programado pela LucasArts e distribuido pela Konami, lançado para SuperNintendo e Megadrive.

Gameplay


No começo do jogo você pode escolher dois personagens, Zeke e Julie, pode ser jogando no modo singleplayer ou cooperativo ( sendo este último modo sendo o mais indicado) ( é sério a partir do level 30 tem umas worms gigantes que só dá pra matar se for no modo cooperativo); no jogo estão presentes uma variedade de monstros: múmias, Aliens ( que abduzem cheerleaders e transformam jogadores de futebol americano em servos ), bonecos assassinos, serial killers com moto serras, lobisomens , plantas mutantes, clones, monstros do pântano, formigas gigantes, melecas assassinas, worms gigantes, bêbês gigantes assassinos e é claros os zumbis propriamente ditos. O jogo conta com 55 fases, 48 fases normais e 7 secretas, sendo 1 que é os creditos da produção, as fases tem como ambientes, vizinhanças, escritórios, pirâmides, castelos, campos de futebol americano, vulcões.

Em cada fase você tem que resgatar os seus vizinhos, somente é possível passar para a próxima fase se você resgatar pelo menos 1 vizinho, ao resgatar o último vizinho, uma porta aparecerá e abrir com uma placa em cima escrito "EXIT", ZAMN conta com uma variedade enorme de armas, a sua grande maioria não-convencionais, temos uma pistola de água benta, refrigerante, bazooka, cortador de gramas, caixa de pandora, crucifixo, extintor de incêndio, talheres.



Recepção


O jogo com pouco tempo se tornou um fenômeno cult, sendo lembrando até hoje, por seu humor com filmes B ou sua trilha sonora marcante, recentemente ele foi relançado no Virtual Console do Wii, sendo novamente elogiado, considerado um dos melhores jogos 16-bits, por seu gráfico marcante e trilha sonora viciante, este jogo é uma boa pedida a tardes com o seu Supernintendo ou Megadrive.